Localizada no efervescente e charmoso bairro Cidade Baixa, a loja Santeira busca oferecer roupas alegres, estilosas e de qualidade por um preço acessível em um ambiente descontraído e confortável, reunindo marcas como Antix, AMP, King 55, Hering e Melissa. Aberta de segunda a sábado das 10h às 20h30, a Santeira fica na Rua da República, nº 38.
sexta-feira, 25 de junho de 2010
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Dia de São João
Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão. Existe uma lenda que diz que os fogos de artifício soltados no dia 24 são "para acordar São João". A tradição acrescenta que ele adormece no seu dia, pois, se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à terra.
As fogueiras dedicadas a esse santo têm forma de uma pirâmide com a base arredondada. O levantamento do mastro de São João se dá no anoitecer da véspera do dia 24. O mastro, composto por uma madeira resistente, roliça, uniforme e lisa, carrega uma bandeira que pode ter dois formatos, em triângulo com a imagem dos três santos, São João, Santo Antônio e São Pedro; ou em forma de caixa, com apenas a figura de São João do carneirinho. A bandeira é colocada no topo do mastro. O responsável pelo mastro, que é chamado de "capitão" deve, juntamente com o "alferes da bandeira", responsável pela mesma, sair da véspera do dia em direção ao local onde será levantado o mastro. Contra a tradição que a bandeira deve ser colocada por uma criança que lembre as feições do santo. O levantamento é acompanhado pelos devotos e por um padre que realiza as orações e benze o mastro.
Uma outra tradição muito comum é a lavagem do santo, que é feita por seu padrinho, pessoa que está pagando por alguma graça alcançada. A lavagem geralmente é feita à meia-noite da véspera do dia 24 em um rio, riacho, lagoa ou córrego. O padrinho recebe da madrinha a imagem do santo e lava-o com uma cuia, caneca ou concha. Depois da lavagem , o padrinho entrega a imagem à madrinha que a seca com uma toalha de linho.
Durante a lavagem é comum lavar os pés, rosto e mãos dos santos com o intuito de proteção, porém, diz a tradição que se alguma pessoa olhar a imagem de São João refletida na água iluminada pelas velas da procissão, não estará vivo para a procissão do ano seguinte.
(via)
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Tendencinha de inverno: shortinho com meia-calça
Aqui na Santeira temos shortinhos lindos pra você combinar com meias estampadas - xadrez, oncinha - e também temos a pretinha básica. Todas bem quentinhas.
E claro, também tem blusinhas, casacos e sapatilhas pra você compor todo o look!
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Novidades para o frio





